quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Diversidade de estratégias na reprodução sexuada


A reprodução sexuada implica a formação de gâmetas em estruturas especializadas: gónadas (nos animais) ou gametângios (plantas).

As gónadas femininas são os ovários e as gónadas masculinas são os testículos, sendo que os gâmetas femininos são os óvulos e os gâmetas masculinos são os espermatozóides.Os gâmetas dos animais são haplóides.

 O gametângio feminino é o arquegónio e o gametângio masculino é o anterídio, sendo que o gâmeta feminino é a oosfera e os gâmetas masculinos são os anterozóides, que são libertado para o meio quando maduros.

 Estes deslocam-se em ambiente húmido até à oosfera, que é fecundada dentro do arquegónio. Existem seres hermafroditas (possuem simultaneamente sistema reprodutor feminino e masculino), que podem ser hermafroditas suficientes (ocorre autofecundação) ou hermafroditas insuficientes (ocorre fecundação cruzada – cada organismo funciona como macho e fêmea, dando e recebendo gâmetas masculinos).

 Nos animais em que ocorre unissexualismo a fecundação pode ser:


  •  Fecundação externa- ocorre em meio líquido; os gâmetas são libertados para o meio onde se dá a fecundação.
  •  Fecundação interna-  ocorre no interior do organismo da fêmea; o macho deposita os gâmetas no interior do sistema reprodutor da fêmea onde ocorre a fecundação.

Constituição de uma flor