Fixismo: considera que as diferentes espécies de seres vivos são permanentes, perfeitas e imutáveis e que foram originadas independentemente umas das outras.
Evolucionismo: defende que os seres vivos que existem, actualmente, na Terra são o resultado da modificação de seres vivos que existiram no passado. As espécies de seres vivos relacionam-se umas com as outras e alteram-se ao longo do tempo.
Teorias evolucionistas:
Lamarckismo
Lamarck diz que o meio cria nos indivíduos necessidades que induzem mudanças nos seus hábitos e formas, as mudanças surgem devido ao uso ou desuso de um órgão ou parte do corpo, resultando um desenvolvimento ou atrofia, repetivamente e as mudanças adquiridas ao longo da vida são transmitidas aos descendentes.
Darwinismo - Teoria da seleção natural
Darwin diz que o meio seleciona, entre os indivíduos de uma população, os mais aptos, para um determinado ambiente e num determinado tempo,
numa população existem naturalmente indivíduos diferentes (variações) e os indivíduos com características mais vantajosas, sobrevivem melhor, reproduzem-se mais e transmitem as características aos descendentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário